Metodologia


Toda a metodologia para aplicação das formações é baseada nos princípios pedagógicos e práticas dialógicas do CIEDS já utilizados em diversos outros cursos de formação, tendo obtido altos índices de resultados e de satisfação. Além disso, nosso planejamento para este tipo de formação tem um forte componente prático, ou seja, de que forma os conteúdos apreendidos podem ser aplicados no cotidiano dos participantes, visando uma melhoria da qualidade de vida das comunidades onde estes públicos residem.

 A metodologia adotada deve envolver análise e solução de problemas, estudo decasos, projetos, pesquisas e outras estratégias que integrem teoria e prática e focalizem o contexto do trabalho, de modo a estimular a percepção analítica e acontextualização de informações, o raciocínio hipotético, a  solução de problemas, a apropriação de conhecimentos prévios e a construção de novos valores e saberes.


Nesse sentido:

  • A prática pedagógica deve oferecer desafios acessíveis aos participantes, por meio de perguntas, problemas e casos relacionados à realidade, experiência e/ou a conhecimentos prévios destes, facilitando a atribuição de significado; 
  •  As perguntas e atividades devem ser voltadas à aplicação em situações reais do cotidiano dos participantes; 
  • É importante propiciar condições para a troca de ideias entre os participantes;
  • Estimulando-os a encontrar novas possibilidades de aplicação dos conhecimentos em situações reais do contexto social.
  •  As atividades previstas no projeto permitirão, de um lado, que os participantes completem seu processo de formação numa dimensão de cidadania e, de outro, que sejam estimulados a desenvolver suas competências de gestão para o desenvolvimento comunitário.
A abordagem metodológica desta formação é construída a partir do método CEFE – Capacitação Econômica, Formação de Empreendedores, que utiliza jogos e diversas dinâmicas de grupo. Por esta razão, foram incluídas técnicas como: Aulas expositivas, mesas-redondas e palestras ministradas por especialistas, e aulas práticas baseadas em discussão de casos, em elaboração de projetos e em visitas às organizações, empresas e instituições de excelência; Trabalhos em grupo em atividades presenciais; Intercâmbio de experiências entre os participantes; Produção de material a partir da troca de experiências; Orientação individual e personalizada aos participantes; Análise e discussão de vídeos e material jornalístico; Exposição dialogada; Seminários; Análise de gráficos e tabelas; e Sistematização de ideias com técnicas de visualização; dentre outras, como estratégia para acentuar o caráter de reflexão crítica sobre as ações a serem empreendidas.

Toda a metodologia para aplicação das formações é baseada nos princípios pedagógicos e práticas dialógicas do CIEDS já utilizados em diversos outros cursos de formação, tendo obtido altos índices de resultados e de satisfação. A formação tem um forte componente prático, se preocupando em articular os conteúdos teóricos conceituais com o cotidiano da prática e da realidade vivida pelos participantes dos cursos oferecidos e dessa forma, suscitar-nos mesmos algumas reflexões sobre como podem ser aplicados no dia a dia. Também se pretende que estes conhecimentos e conceitos reformulados possam favorecer que assumam novas atitudes frente a sociedade, se apropriem de discursos políticos mais consistentes e seguros ou se sintam encorajados para assumir novos patamares sociais e espaços de diálogos coletivos e de participação em ações de defesa de direitos ou ambientais, que venham contribuir para melhoria da qualidade de vida das comunidades onde residem.

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